Por Fabrício Brandão

Por Fabrício Brandão

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Idéias para se refletir acerca do currículo

Toda prática pedagógica estrutura-se partindo da existência de um currículo que acaba por estabelecer um determinado caminho a ser percorrido no contexto do processo educativo. Todavia, pouco se discute ou se reflete sobre o currículo no cotidiano escolar, o que acaba por desvinculá-lo da realidade daqueles que o vivenciarão no ambiente da sala de aula. Daí que se propõe algumas idéias para se refletir acerca do currículo, a saber.

“Currículo não se refere ao que o estudante fará em uma situação de aprendizagem, mas sim ao que será capaz de fazer como consequência do que aprendeu... Currículo se relaciona com resultados e não com episódios de aprendizagem.” (Johnson)

“Um currículo é um projeto educacional que define:
a) Os fins, as metas e os objetivos de uma ação educacional.
b) As formas, os meios e as atividades a que recorre para alcançar esses objetivos.
c) Os métodos e os instrumentos para avaliar em que medida a ação têm produzido frutos.” (D’Hainaut)

“O Currículo não é um conceito, mas uma construção cultural. Isto é, não se trata de um conceito abstrato que tenha algum tipo de existência fora e previamente à experiência humana. É, antes, um modo de organizar uma série de práticas educativas.” (Grundy)

“O conteúdo é condição lógica do ensino, e o currículo é, antes de mais nada, a seleção cultural estruturada sob as chaves psicopedagógicas dessa cultura que se oferece como projeto para a instituição escolar. Esquecer isso supõe introduzir-se por um caminho no qual se perde de vista a função cultural da escola e do ensino. Um ponto fraco de certas teorizações sobre o currículo reside no esquecimento da ponte que deve estabelecer entre a prática escolar e o mundo do conhecimento ou da cultura em geral.” (King)

“Numa sociedade avançada, o conhecimento tem um papel relevante e progressivamente cada vez mais decisivo. Uma escola ‘sem conteúdos’ culturais é uma proposta irreal, além de descomprometida. O conhecimento, e principalmente a legitimação social de sua possessão que as instituições escolares proporcionam, é um meio que possibilita ou não a participação dos indivíduos nos processos culturais e econômicos da sociedade, ou seja, que a facilita num determinado grau e numa direção.” (Gimeno Sacristán)

“O Currículo é o que tem atrás toda educação, transformando suas metas básicas em estratégias de ensino. Tratá-lo como algo dado ou uma realidade objetiva e não como um processo no qual podemos realizar cortes transversais e ver como está configurado num dado momento não seria mais que legitimar de antemão a opção estabelecida nos currículos vigentes, fixando-a como indiscutível.” (Lundgren)

“Um currículo é uma tentativa para comunicar os princípios e traços essenciais de um propósito educativo de forma tal que permaneça aberto à discussão crítica e possa ser transportado efetivamente para a prática.” (Stenhouse)

Toda reflexão pressupõe análise, crítica e tomada de decisão. Assim, idéias postas, cabe a cada um avaliar qual concepção de currículo vigora no ambiente escolar, considerando seu universo particular. Algumas aqui foram colocadas, outras tantas existirão. Quiçá, dessa avaliação perspectivas mais inovadoras de currículo não possam surgir.

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