Por Fabrício Brandão

Por Fabrício Brandão

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O menino do pijama listrado

Estando ausente por um tempo deste espaço de reflexão, retorno procurando assumir o compromisso de fazer-me mais presente. Para tanto, publico uma sinopse do filme “O menino do pijama listrado”, na intenção de contribuir para que novas reflexões surjam considerando as subjetividades do enredo e dessa arte indiscutivelmente bela, o cinema.


O menino do pijama listrado é um longa que se passa na Alemanha quando da Segunda Guerra Mundial. Seu enredo descreve uma relação de amizade estabelecida entre uma criança alemã que se vê obrigada a conviver com sua família nas proximidades de um campo de concentração, pois seu pai era militar, e outra judia que se encontrava por detrás dos arames eletrificados desse mesmo campo.

O filme relata a crueldade imposta aos judeus pelo nazismo ao mesmo tempo em que demonstra que para a inocência da infância, ao não considerar as diferenças determinadas pelo mundo adulto, não há preconceito, discriminação, arrogância ou qualquer outra forma de mal querer. A impressão que fica ao assistirmos o desenrolar da história é a de que, quando a perdemos vida a fora - a inocência - corrompidos por uma relação social excludente e discriminatória, é que passamos a conviver com sentimentos que não deveriam condizer com a existência humana.

Do diretor Mark Herman, fica a dica de um excelente filme!




O MENINO do pijama listrado. Direção: Mark Herman. Produção: David Heyman. [S.l.]: BBC Films; Miramax Films; Heyday Films, 2008. 1 bobina cinematográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente