Este é um espaço destinado ao livre pensar. As ideias só fluem mediante a manifestação do ócio e da necessidade de dar asas às perguntas que tão rotineiramente nascem. O cotidiano é uma escola e a escola insere-se nele. Scholé, então, passa a ser um espaço da reflexão. De temáticas escolares e cotidianas. Afinal, cotidiano e escola devem associar-se na exata medida em que associam-se homem e educação. Educação aqui compreendida como o maior instrumento a serviço da transformação.
Por Fabrício Brandão
Por Fabrício Brandão
segunda-feira, 22 de março de 2010
A educação na época do Ter
A educação na época do Ter, característica da pós-modernidade, atrela-se a uma formação propedêutica, baseada nos compêndios, mais atrelada à informação do que à necessidade do formar-se. Assume compromisso com condutas individuais, com a competição e o foco no mercado. Distancia-se daquilo que poderia promover no Ser sua autonomia ante a realidade e o desenvolvimento de habilidades que o currículo oficial reprime. Nela, a aprendizagem não é compreendida como um momento de interação entre os pares e o outro não é considerado como alguém a se associar no contexto de uma produção coletiva, mas sim a se superar. Dialeticamente a educação do Ser e do Ter devem estar presentes nas reflexões pedagógicas, porque, na prática educativa, uma delas se materializará, incondicionalmente.
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