Por Fabrício Brandão

Por Fabrício Brandão

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A televisão e a escola

A televisão pode ser um importante instrumento a serviço da formação dos sujeitos, desde que seja destinado a ela um caráter educativo. Como equipamento tecnológico este aparelho encontra-se presente em praticamente 100% dos lares brasileiros portando todo o tipo de informação em programas com os mais variados formatos e tendências, inclusive ideológicas. Alguns possuem caráter potencialmente educativo enquanto que outros, a primeira vista, nem tanto, mas que se bem aproveitados passariam a tê-lo. A TV assume lugar comum na vida de todos os cidadãos e cidadãs formando opinião e conduzindo pontos de vista, estando atrelada, muitas vezes, a parcialidades sócio-culturais que precisam ser interpretadas e compreendidas.

Por conter um viés ideológico e alienante e sendo imprescindível minimizá-lo, fundamental seria que cada um tivesse a possibilidade e, porque não dizer, a oportunidade de interpretar as mensagens por ela portadas com um mínimo de criticidade. A saber, o julgamento crítico é condição essencial para que uma leitura de mundo seja feita a partir da sua essência e não somente a partir daquilo que se manifesta no nível da aparência, podendo ser atingido quanto mais com a formação intelectual. Disso não há dúvida.

Um caminho estaria vinculado, então, ao papel formador desempenhado pela escola, que deve fazer-se valer deste importante veículo de comunicação para promover uma análise crítica da sua forma e conteúdo. Forma enquanto equipamento que porta uma mensagem e conteúdo enquanto qualidade da mensagem portada. É sabido que o processo de ensino e aprendizagem torna-se tanto mais efetivo quanto mais atrativo. Assim, fazendo-se valer da televisão o responsável por esse processo potencializaria um equipamento que está presente no gosto popular e, por isso, contribuiria sobremaneira para o desenvolvimento da capacidade de proceder a crítica, bem como com a própria formação dos sujeitos. Não há que se desconsiderar que a escola é uma instituição que educa e que deve utilizar-se de diversos meios e situações para atingir esse fim.

Consideramos que a TV pode ser melhor aproveitada no espaço da sala de aula e acreditamos que, em sendo, o professor estaria prestando um grande serviço a toda uma sociedade, pois somente no ambiente da análise e da crítica a capacidade de pensar evolui.

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