Por Fabrício Brandão

Por Fabrício Brandão

quarta-feira, 7 de julho de 2010

IDEB - Ano 2009

Foi divulgado no início deste mês o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica brasileiro, o IDEB. Este índice expõe o retrato da educação em nosso país combinando as taxas de aprovação das unidades de ensino informadas no Censo Escolar e as notas obtidas pelos alunos e alunas do Ensino Fundamental e Médio nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e da Prova Brasil. O indicador aponta certo avanço no sistema educacional como um todo, mas também onde os problemas fazem-se mais evidentes.

Para os municípios, se bem considerado, o IDEB deve ser um aliado para que diagnósticos sejam feitos e os padrões de qualidade elevados a partir de intervenções consistentes no contexto do processo de ensino-aprendizagem. É possível que cada um deles e cada unidade escolar que os compõem conheçam sua realidade quanto às taxas de aprovação e a proficiência de seus alunos e alunas em Língua Portuguesa e Matemática. Em especial, no caso da cidade de João Monlevade, os índices estabelecidos colocam-na numa posição de destaque para além da meta estabelecida pelo Ministério da Educação para o período e à frente de muitos outros municípios da sua região geográfica, do estado e do país. Todavia, deixa também a responsabilidade de se implementar uma política pública comprometida com sua elevação e com a garantia do direito de todos e de cada um ao aprender. Para tanto, devemos nos empenhar.

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