Por Fabrício Brandão

Por Fabrício Brandão

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Para mudar...

Mudar os rumos significa mudar a prática, porque é ela que nos dota da capacidade de agir, de transformar. Por isso, se quer algo diferente faça diferente! E, para fazê-lo:

1. Deseje a mudança. Tudo passa pela vontade e pelo desejo de abrir-se ao novo.
2. Acredite naquilo que está disposto a fazer. Quem crê, transforma.
3. Saiba-se inconcluso e assuma-se como um ser de busca. Ninguém está nem nunca estará pronto e acabado. Tudo é provisório.
4. Assuma a práxis, que impõe o movimento da ação-reflexão-ação, com rigor no dia a dia. Aja, reflita e, como fruto da reflexão, dê vida a uma ação nova e transnsformadora.
5. Assuma o novo compreendendo o processo dialético de continuidade-ruptura que o origina. Rompa com aquilo que não serve mais e permita que permaneça aquilo que é importante permanecer.
6. Possibilite o enraizamento do novo. Permita que o novo adentre o seu íntimo e permaneça caracterizando a mudança efetiva.
7. Encarne as idéias que se tenha com o compromisso de dar-lhes vida. É da capacidade de pensar que nascem os sonhos e se torna possível a materialização da realidade.

Para mudar, talvez não seja tão complexo. Basta ter ciência de que a mudança é possível e que o novo apresentar-se-á desde que se encontre o caminho para chegar até ele. Se deseja mudar, faça por onde! Assuma-se, enquanto antes, como um ser capaz de mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente