Por Fabrício Brandão

Por Fabrício Brandão

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Educação para a diversidade

Em 14 de maio, realizou-se no anfiteatro Prefeito Antônio Gonçalves, no Centro Educacional, o I Seminário “Educação para a Diversidade: Desafios e Possibilidades”, do município de João Monlevade, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação. Foram convidados para proferirem considerações os Professores Marcelo Lino, Coordenador das Políticas Inclusivas da Secretaria Municipal de Educação de Contagem, Denílson Almeida, Diretor Escolar da Rede Estadual de Ensino de Ipatinga e Dílson Mauro, Professor da Rede Municipal de Ensino de João Monlevade, sob a mediação da Prof. Jânia Almeida, APAE/Contagem. Como eixo da exposição observou-se a diversidade enquanto condição humana, a diversidade social e cultural numa perspectiva histórica e a diversidade no espaço escolar.

Com participação efetiva dos educadores da Rede Municipal de Ensino do Município, o Seminário foi um rico momento de reflexão desencadeado por exposições consistentes e firmes que apontam para a necessidade de se encarar a inclusão não somente como um direito estabelecido por vasta legislação, mas como um processo natural que nasce da diversidade que faz-se presente no contexto da sociedade.

Como ação, o referido Seminário marca o compromisso da Secretaria Municipal de Educação em estabelecer uma política educacional comprometida com as Práticas Educativas Inclusivas, tendo criado, para esse fim, uma coordenadoria pedagógica que tem à frente a Prof. Poliana Cota.

Muitos desafios nos são apresentados. Mas ao lado deles abrem-se possibilidades de se constituir um sistema educacional que tenha a escola como um espaço onde caiba todos e cada um. Para isso trabalharemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente