Por Fabrício Brandão

Por Fabrício Brandão

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Um Projeto Pedagógico para a Educação de Jovens e Adultos

Estar fora da escola ou permanecer fora dela não é, como se imagina, uma opção de cada um pautada por uma escolha pura e simples descontextualizada de toda uma história de vida. Pelo contrário, ela remete a particularidades, individualismos e, ao mesmo tempo, a uma realidade social excludente e segregadora. Não exime, inclusive, o poder público da responsabilidade que lhe compete em oferecer o acesso à escola no tempo certo e em criar condições mínimas para que cada cidadão possa estar nela sem se privar de um direito seu que é inalienável.

Considerando tal situação, jovens e adultos fora da escola, e reconhecendo que o reparo devido a ela necessitava ser efetivado é que legalmente instituiu-se a Educação de Jovens e Adultos. Ela surge como uma possibilidade de organização curricular que procura recuperar o tempo perdido e oferecer um ensino que se aproxime mais da realidade do seu público alvo, o jovem e o adulto egressos do ensino regular. Todavia, seu principal objetivo acabava por não se concretizar porque a prática educativa nada mais era do que um transplante daquela praticada nos níveis fundamental e médio. O que, via de regra, causava desinteresse, descompromisso, pouca aprendizagem e nova evasão.

Assim, apresentar aos jovens e adultos da EJA uma proposta pedagógica que adeque mais à sua realidade de sujeitos-histórico-sociais que demandam de uma formação específica deve ser o compromisso do poder público instituído que gere as políticas educacionais. Ao reconhecer tal fato, a Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade, por meio de uma Instrução Normativa, desenhou um projeto que contempla uma formação específica destinada ao público que conforma a Educação de Jovens e Adultos a ser implementado a partir do ano de 2011. Tal projeto garante a formação escolar nos parâmetros estabelecidos pela Lei e avança ao incluir na Matriz Curricular tempo destinado à Formação Cidadã e à Preparação para o Trabalho como atividades complementares a serem desenvolvidas extra espaço escolar. Acredita-se que desta maneira, o jovem e o adulto egressos do Ensino Regular poderão ser melhor assistidos nas suas necessidades educativas, pois além de ser destinada a eles uma formação cognitiva que considere sua realidade de vida - todo trabalho será organizado por eixos temáticos -, eles também terão a oportunidade de exercer a sua cidadania e se prepararem para o mundo tão competitivo do trabalho. Por detrás desta intenção está manifestado o compromisso pela defesa do direito de todos e cada um à educação. Não a qualquer educação, mas àquela que intenta contribuir para a formação integral dos sujeitos.

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