Por Fabrício Brandão

Por Fabrício Brandão

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Discurso proferido na "Condecoração do Mérito Escolar"

Estar aqui hoje, nesta solenidade da Câmara Municipal, significa comemorar toda a qualidade de um trabalho desenvolvido nas unidades de ensino de João Monlevade, sejam elas municipais, estaduais ou privadas. Não é muito reafirmar que na atualidade o município possui um dos maiores IDEB do estado e país elevando, em 2009, o índice dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que era de 5,5 para 6,3 e dos Anos Finais, que era de 4,4 para 4,7. Índice acima da meta estipulada pelo Ministério da educação (sobre tal assunto há um texto neste blog). Além disso, vários alunos das Redes Municipal e Estadual foram premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e a Secretaria Municipal de Educação considerada destaque no estado de Minas Gerais ao lado de mais um município apenas. O aluno, Lucas Benício dos Santos, e sua respectiva professora, Leila Soares Santos, da Escola Municipal Cônego José Higino de Freitas, foram premiados no “Programa Semeando de Meio Ambiente” na categoria redação a nível estadual.

Temos investido na estruturação física e pedagógica de nossas escolas procurando efetivar o direito de todos e cada um ao aprender promovendo um ensino que se adeque às reais necessidades dos nossos alunos e alunas. Exemplo disso, de 2009 até o presente momento, ampliamos o número de vagas na Educação Infantil beneficiando mais de 430 crianças por meio de novas matrículas. Esse número significa uma ampliação de 42% sobre as matrículas efetivadas no período anterior. Reconhecemos os desafios da progressiva universalização desse nível de ensino, mas vimos nos empenhando, pois somos sabedores de que o quanto mais cedo iniciar o processo educativo formal, mais consistente poderá ser a escolarização e consequentemente a aprendizagem. Estamos apresentando também à comunidade, já apreciado pelo Conselho Municipal, um projeto destinado à Educação de Jovens e Adultos que contempla as especificidades dessa faixa etária, constando na sua Matriz Curricular, além das disciplinas obrigatórias tempo destinado à Formação Cidadã e à Preparação para o Trabalho.

Assumir o compromisso com a qualidade do ensino significa prover as nossas escolas com aquilo que elas necessitam para investir na capacidade daqueles que nelas se encontram. Não só o assumimos com temos a convicção de que os aqui presentes, responsáveis pela condução desse processo também o fazem.

Não poderia, neste momento, deixar de parabenizar os alunos e alunas que estão sendo agraciados com a  Condecoração do Mérito Escolar e que representam todos os demais alunos matriculados no município. Ser destaque significa assumir o compromisso com a sua própria formação, para além, inclusive, dos resultados quantitativos. Por isso, os parabenizo! Parabenizo também, seus familiares, professores e os diretores das unidades de ensino, que são os mediadores de todo o processo educativo percorrido por vocês. Parabéns a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente