Por Fabrício Brandão

Por Fabrício Brandão

quinta-feira, 31 de março de 2011

Lula, Dr. honoris causa

Doutor honoris causa. Esse foi o título concedido a Luis Inácio Lula da Silva pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Tal título equivale a qualquer outro obtido por meio de doutoramento acadêmico nas várias áreas científicas, com o diferencial de ser concedido observando-se a relevância de uma “causa honrosa” praticada por aquele que o recebe, seja nas questões sócio-humanitárias, nas artes, nas letras, nas ciências. Esse título, de alguma forma, desmistifica o teor academicista que se concede ao saber. Isso porque pode-se considerar que a vida ensina tanto quanto a escola/academia e que as posturas assumidas por cada um ante a realidade, independente de sua escolarização, pode significar elevado nível de conhecimento.

Assim, ao titular Lula, a referida Universidade reconhece a atuação de um homem que, de operário a Presidente, muito contribuiu para o desenvolvimento sócio-econômico do Brasil e para o fortalecimento da democracia em toda a América Latina. Reconhece, ainda, sua luta ao lado do movimento operário e seu engajamento contra a fome e a favor das questões sociais para além de nossas fronteiras.

Por isso, não é muito afirmar que Lula o recebeu por mérito e por ser detentor de um conhecimento inestimável, mesmo que informal. Conhecimento este que o coloca no rol daqueles que são os mais sábios.